quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Coordenadoria de Juventude anuncia obras na Praça do Skate


A Coordenadoria de Juventude de Petrópolis comemorou o resultado positivo do segundo Encontro de Cultura de Rua, realizado na Praça de Skate, e que contou com a participação de Rapsonoro, Raprua Sétimograu, campeonato de skate (game of skate) e também dança de rua. Yuri Moura, coordenador de Juventude de Petrópolis, contou que deste encontro saiu a proposta de reforma da praça, mas desta vez ouvindo a Associação Petropolitana dos Skatistas.
O acordo para reforma da Praça de Skate foi feito entre o secretário da Setrac, Luiz Eduardo Peixoto, a Coordenadoria de Juventude e a Associação dos Skatistas. “Esta foi a primeira conversa e agora a proposta será encaminhada pelo secretário dentro do governo, levando para o prefeito Paulo Mustrangi. A novidade neste projeto é fazer de acordo com as necessidades dos skatistas e não usar um projeto pronto, como foi feito com o anterior”, comentou Yuri.
Até o final da semana, a Coordenadoria de Juventude vai concluir o relatório sobre a juventude no segundo distrito, realizado durante a Prefeitura Itinerante, no Itamarati. Yuri Moura e Gustavo Santiago disseram que os números são preocupantes, principalmente com relação à evasão escolar. A coordenadoria ouviu 96 jovens entre 16 a 19 anos e, destes, 30% já usaram droga.
Outro dado que chamou atenção da coordenadoria é o grande número de jovens que não quer voltar a estudar mas tem como meta entrar no mercado de trabalho. De acordo com Yuri e Gustavo, os jovens entrevistados no segundo distrito não demonstraram interesse pelo bairro, pois não sabiam dizer o que Cascatinha precisa melhorar, mas elogiaram o Posto de Saúde do Itamarati, destacando a facilidade para conseguir preservativos.
Segundo a coordenadoria, o interesse cultural é muito baixo, sendo que a vontade de praticar algum esporte é maior, e quem mora no Bela Vista e Alcobacinha pediu espaço para prática esportiva. Outro dado assustador na opinião de Yuri e Gustavo é a inclusão digital, que, segundo eles, é baixa, pois a maioria dos jovens entrevistados não tem e-mail. A proposta da Coordenadoria de Juventude é conversar com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Esportes e Educação e levar para Cascatinha cursos profissionalizantes e convênios com os clubes, para que os jovens possam praticar esportes.


Rogério Tosta


Nenhum comentário:

Postar um comentário